sexta-feira, 12 de junho de 2015

História do dia dos namorados

No dia 12 de junho, no Brasil, comemora-se o dia dos namorados. Dia marcado por trocas de presentes, cartões, afetos e gentilezas. Caracterizado também pelo aquecimento do comércio, ou seja, os empresários ganham um dinheiro a mais. Porém, na maioria dos países europeus e nos Estados Unidos comemora-se no dia 14 de Fevereiro. Isso mesmo! Por que a diferença? Quando foi criado o dia dos namorado? Vamos lá!
Segundo a tradição cristã católica viveu no século III um bispo por nome de Valentim, nesta época o império romano controlava a maior parte do mundo conhecido. Sabe-se que os adeptos do cristianismo eram perseguidos por suas práticas e pela desobediência aos imperadores. E foi pela desobediência que Valentim foi preso e depois decapitado a mando do imperador Cláudio II no ano de 270. Este imperador havia proibido a administração do sacramento do matrimônio, pois acreditava que os jovens soldados solteiros seriam melhores que os casados. Muito procurado pelos noivos Valentim realizava os casamentos às escondidas, porém logo foi pego e preso por desobedecer as ordens do imperador.
Mesmo na prisão recebia lembrancinhas e cartões dos jovens enamorados. Alguns afirmam que preso apaixonou-se por uma jovem e ambos trocavam cartões de amor. Em 270 no dia 14 de fevereiro foi martirizado e por isso este dia passou a ser considerado como dia dos namorados.
Historicamente na Roma antiga havia uma festa chamada de Leupercalia (celebrada no dia 14 de fevereiro) que consistia na homenagem a deusa romana Juno, deusa das mulheres e do casamento, bem como, a Pã, o deus da natureza.
Este costume do dia dos namorados consolidou-se durante o período medieval onde acontecia festejos a são Valentim em que as mulheres tinham certa liberdade para flertar com outros homens que não fossem seus maridos. Considerado imoral pela igreja católica foi duramente combatido. Era costume já no final da idade média, no dia de São Valentim (dia dos namorados, 14 de fevereiro) os enamorados deixar mensagens de amor na soleira da porta dos amados(a), pois foi neste período que surge a ideia de amor romântico na literatura trovadoresca.
Já no século XVII há registros de comemoração na Inglaterra e na França e depois é levada aos EUA onde se comemora o dia de São Valentim ou dia dos namorados.
                                                      Cartão comemorativo do dia de São Valentim, 1883, EUA

No Brasil, o dia foi "inventado" pelo publicitário João Dória em 1949 que elaborou um programa comercial em comemoração ao dia dos namorados, porém no dia 12 de junho um dia antes do dia de Santo Antônio popularmente conhecido como o "santo casamenteiro", visto que, são Valentim não goza de popularidade no país.
Atualmente a comemoração é um momento oportuno para as vendas e perdeu o aspecto religioso. Que tal neste dia contar a história deste dia ao amado ou amada? No mínimo poderá te chamar de alguém inteligente.rsrs. Somos malucos pela História!

Por professor Bruno Rafael

2 comentários: