sexta-feira, 12 de junho de 2015

A importância da civilização grega

Hoje, refletiremos sobre a importância da civilização grega para a formação da cultura ocidental.
Por que estudamos a História da Grécia antiga? qual a sua importância? Meu querido e minha querida herdamos formas de pensar e até instituições inventadas pelos gregos. Certamente você já leu e até gritou: "Vivemos numa democracia!". Talvez você não saiba é que esta forma de governo foi criada na pólis de Atenas na Grécia antiga. Antes que eu esqueça democracia é uma palavra grega cujo o significado é o "governo do povo".

Além dessa contribuição os gregos desenvolveram a Filosofia que moldou o ocidente. Quem nunca ouviu falar de Pitágoras, Tales, Anaximandro, Sócrates, Platão e Aristóteles? Herdamos deles o pensamento racional que contribuiu ao longo da história para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias.
Também assumimos deles o ideal de beleza, ou seja, o gosto pelo corpo belo, equilibrado e simétrico. Quando você admira a beleza física daquele homem "malhado" ou daquela mulher corpo de "violão" você está baseado na mentalidade grega. A partir disso, elaboraram inúmeras esculturas belíssimas.
Quem nunca ouviu falar dos deuses gregos? Poseidon, Zeus, Atena, Hades, Gaia. A mitologia grega inspira filmes, peças teatrais, livros, romances. Que maravilha esses gregos!
Na literatura temos dois poemas elaborados por Homero no século VIII a.c, isto é, Ilíada e Odisseia. O primeiro narra os 10 últimos anos da guerra entre os gregos e troianos; o segundo narra as aventuras de Ulisses (Odisseu) no retorna de Troia a sua terra, Ítaca. Que tal ler?
Em 2016 teremos no Brasil os jogos olímpicos e pasmem os jogos olímpicos foram criados na Grécia antiga.
E nem falei do teatro, arquitetura e matemática que herdamos dos gregos. Enfim, este foi um aperitivo da cultura e história grega. Vale a pena estudar esta importante civilização? Acredito que sim. Então aguardem as próximas postagens!





Nenhum comentário:

Postar um comentário