domingo, 13 de dezembro de 2015

ZUMBI, UM HERÓI INVENTADO









Antes que me interpretem mal quero afirmar que esta pequena interpretação é de cunho histórico e que jamais negaria a luta do povo negro e suas conquistas, porém é preciso ter um olhar crítico.
Todo herói nacional é historicamente construído para atender as demandas do momento e os interesses de determinados grupos que buscam referências. Foi assim com Deodoro da Fonseca na república, tema já analisado pelo sociólogo José Murilo de Carvalho. Com Zumbi aconteceu da mesma forma: no período colonial foi visto como obstáculo à colonização portuguesa, no império permaneceu visto como malfeitor, mas a partir do século XX com os estudos na perspectiva marxista e com o crescimento do movimento negro passou a ser visto como herói e símbolo de luta, democracia e liberdade (para aprofundar as versões sobre Zumbi leia o livro TRÊS VEZES ZUMBI: a construção de um herói brasileiro, dos historiadores Jean França e Ricardo Ferreira).
Interessante que na imagem de herói como não poderia ser diferente fatos biográficos são inventados e outros omitidos. Palmares, por exemplo, não era democrático, mas extremamente hierarquizado. Além disso, o líder Zumbi possuía escravos.
Porém, isso não minimiza a luta do povo negro que diariamente sofre pelo racismo e pela discriminação social. Reflitamos sobre isso! 

INDICAÇÕES DE LIVROS

PALMARES- Flávio dos Santos Gomes;
A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA- Paul Lovejoy;
A RAINHA JINGA - ÁFRICA CENTRAL SÉCULO XVII- Marina e Sousa- Revista eletrônica ComCiência.
ZUMBI: historiografia e imagens- Andressa dos Reis - www.dominiopublico.gov.br
GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL.- Leandro Narloch

Por Historiador e professor Bruno Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário