Olá queridos! É um prazer recebê-los em meu blog. Esta prova passei para meus alunos do segundo ano e no segundo bimestre. Tente resolver! E confira o gabarito! São questões do ENEM, vestibulares e elaboradas por mim. Bons estudos!
1)
Foto de Militão,
São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org.). História da vida privada no Brasil.
Império a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
Que aspecto
histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da
análise do vestuário do casal retratado acima?(1,0 pt)
a) O uso de trajes
simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho
urbano.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
2) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia:
Fazer nas ruas e
praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela
denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão
corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses.
SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).
SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 (adaptado).
O artigo do
primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes.
Nesse contexto, tal regulamento expressava(1,0pt)
a)
a manutenção de
parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana.
c) o caráter
disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre
progresso e civilização.
d) a criminalização de práticas culturais negras e a persistência de valores
que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.
3) 3-
Leia estes trechos em que se trata das relações de trabalho nas colônias
espanholas da América:
I. As
aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, "que passavam a explorar-lhes
o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os índios. [...] podiam exigir
tributos em gêneros [...] ou prestações de trabalho ..." Os colonizadores
deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os índios.
II.
"Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de
trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...]
Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte do qual
obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim de que pudessem pagar o tributo
régio."
VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na América Espanhola. Rio
de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.
Considerando-se
as formas de exploração do trabalho indígena neles descritas, os trechos I e II
referem-se, respectivamente, a(1,0 pt)
a) peonaje e plantation.
b) Mita e Encomienda
c) encomienda e mita
d) Mita e repartimento
4) 4-
"1785 Cidade do México Sobre
a Literatura de Ficção na Época Colonial
O
vice-rei do México, Matias de Gálvez, assina um novo decreto a favor dos
trabalhadores índios. Receberão os índios salário justo; bons alimentos e
assistência médica; e terão duas horas de descanso, ao meio dia, e poderão
mudar de patrão quando quiserem."
(GALEANO, Eduardo. "As Caras e as máscaras." Rio, Nova
Fronteira, 1985. p.107.)
O autor
procura ironizar com o título dado ao texto as práticas desenvolvidas pelos
espanhóis na América, já que(1,0 pt)
a) os
indígenas trabalhavam legalmente como escravos dos espanhóis sendo falsa a
idéia de "salário justo" e "boas condições de vida e
trabalho".
b) apesar
das várias legislações sobre o assunto, ocorria, na prática, uma
superexploração do trabalho indígena sob os regimes da mita ou da encomienda.
c) a
situação dos indígenas americanos era, na época, bem melhor do que propunha o
decreto do vice-rei do México pela pressão exercida a favor deles pela Igreja
Católica.
d) os
indígenas não podiam nunca mudar de patrão, pois este sempre fora o rei da
Espanha, que não abria mão dessas prerrogativas.
5) 5-
"Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e
ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de
pessoas..."
Bartolomé de Las Casas, 1474 - 1566.
"A
espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem."
Pablo
Neruda, 1904 - 1973.
As duas
frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação
violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes
apontam outra causa, além da já indicada, que foi(1,0 pt)
a) a
incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do
colonizador.
b) o
conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.
c) a
passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças
religiosas.
d) a
ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de
novos problemas ambientais.
e) a
série de doenças trazidas pelos espanhóis (varíola, tifo e gripe), para as
quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
6) “Um dia homens brancos chegaram em navios com asas,
que brilhavam como facas ao Sol. Travaram duras batalhas com o N’gola e
cuspiram fogo nele. Conquistaram as suas salinas e o N’gola fugiu para o
interior, para o rio lucala. Alguns dos seus súditos mais corajosos ficaram
perto do mar e quando os homens brancos vieram trocaram ovos e galinhas por
tecidos e contas. Os homens brancos voltaram outra vez. Trouxeram-nos milho e mandioca,
facas e enxadas, amendoim e tabaco. Daí em diante até nossos dias, os brancos
só nós trouxeram guerras e misérias”.
In: BOXER,
Charles. O império marítimo português, 1415-1825. São Paulo: Companhia das
letras,2002.p.116.
Quais foram as
consequências da chegada dos portugueses na África a partir do século XV?(1,0 pt)
a) A valorização do diálogo entre culturas diferentes;
b) O impulso ao desenvolvimento agrícola na África;
c) A assimilação dos valores europeus pelos povos
africanos
d) O sentido comercial à escravidão e a desorganização
socioeconômica de tribos e reinos africanos;
7) 7-
Durante a conquista espanhola no México, iniciada em 1519 por Cortés, a
superioridade tecnológica dos europeus era amplamente compensada pela
superioridade numérica dos indígenas e muitos truques foram inventados para
atrapalhar o deslocamento dos cavalos: os indígenas acostumaram-se a cavar
fossas profundas nas quais espetavam paus em que as montarias eram empaladas.
Mais tarde, em 1521, canoas “encouraçadas” resistiriam às armas de fogo. A
tática indígena evoluiu e adaptou-se às práticas do adversário: os mexicas,
contrariamente ao costume, armaram ataques noturnos ou em terreno coberto. Por
outro lado, se as epidemias de varíola já estavam dizimando as tropas de
México-Tenochtitlan, também não poupavam os índios de Tlaxcala ou de Texcoco,
que apoiavam os espanhóis.
Identifique as estratégias
utilizadas por espanhóis e uma pelos indígenas durante as disputas pelo domínio
do México(1,0 pt)
8) 8- “Ontem
a Serra-Leoa,
A
guerra, a caça ao leão
O
sono dormindo à toa
Sob
as tendas da amplidão
Hoje...
o porão negro, fundo,
Infecto,
apertado, imundo,
Tendo
a peste por jaguar...
E
o sono sempre cortado
Pelo
arranco de um finado
E
o baque de um corpo ao mar...”
(Castro
Alves, “Navio Negreiro”)
A
partir da leitura do poema de Castro Alves responda as questões seguintes:
a) O
que significa os dois últimos versos?(0,5
pt)
b) Em
que condições eram feito o transporte de negros nos negreiros?(0,5 pt)
c) Cite
duas causas de implantação do negro escravizado na América portuguesa (Brasil).
(0,5 pt)
9) 9- “Aluga-se na Rua do Lavradio nL 6, um
preto perfeito cosinheiro de forno, fogão e massa, um dito para todo serviço e
um molecote com prática de carpinteiro".
Compra e venda de escravos:
"Vende-se dois moleques para o serviço, copeiros e cocheiros; na Rua da
Quitanda nL49,1Landar”.
Os textos acima são anúncios de
jornais bastante comuns no período escravocrata. A partir da leitura responda:
a) Qual
era a condição dos escravos negros?(0,5
pt)
b) De
que forma os escravos conseguiam a alforria?(0,5 pt)
c) Como
os escravos resistiram à escravidão?(0,5
pt)
Gabarito
1- c, 2- d, 3- c, 4- b, 5- e, 6- d, 7- Espanhóis: armas de fogo, cavalos, doenças trazidas pelos espanhóis em que os nativos não possuíam anticorpos,alianças com povos submetidos pelos Astecas, maias e incas com a promessa de serem libertados, as crenças dos astecas em que um dos seus deuses estavam voltando, inicialmente, associaram esta divindade aos espanhóis. Os nativos resistiam enfrentando como podiam os espanhóis(atacando a noite, cavando fossas, mentindo, falsas conversões, silêncios, rebeldia ao trabalho).
8- a) Estes versos revelam a mortandade nos negreiros e que os mortos eram atirados ao mar;
b) Precárias, sem higiene, péssima alimentação, proliferação de doenças;
c) Resistência indígena, proteção dos jesuítas, diferença cultural em relação ao trabalho, dizimação das populações indígenas e o lucro avindo do tráfico negreiro.
9- a) Compreendidos como mercadoria, realizavam todos os tipos de trabalho (rural, urbano, doméstico), recebiam tratamento diferenciados do senhor, praticavam sua religiosidade às escondidas, alguns chegaram até possuir escravos, formavam famílias.
b) Acumulando algum recurso ( de ganho ou nas roças) para comprar, parceladamente e recebiam gratuitamente do seu dono;
c) Fugas, formação de quilombos, banzo, assassinatos, envenenamento, sabotagem, capoeira, sincretismo religioso.
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